sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Regras de etiqueta para viver um dia ruim (cuidado: texto de autoajuda!)

O fato é que alguns dias são ruins, e isso é igual pra todo mundo. Minha sobrinha de 5 anos tem dias ruins, o cachorro da vizinha tem dias ruins, e até as coisas, às vezes, parecem ter dias ruins (como aquele porta retratos que insiste em cair, ou as flores, as cores, os elevadores que murcham, desbotam, quebram).

O que fazer então, quando um dia ruim acorda cedo e vai com você para o trabalho?

A regra é simples: o dia ruim é seu e, por isso, você pode fazer o que quiser com ele!

Uma opção muito fácil seria disfarçar e não permitir que ninguém soubesse, afinal de contas, as pessoas ao seu redor não têm culpa por ter acordado assim, cada um tem seus problemas e seus dias ruins e, nem por isso, saem descontando em todo mundo. Poderia sorrir, mesmo querendo chorar porque se atrasou, bateu o dedinho do pé na beira da cama, o chuveiro queimou, a gasolina do carro acabou e a conta do cartão de crédito chegou; poderia ficar quieta, mesmo querendo gritar com todos os que estão sorrindo à sua volta: o chefe, o professor, o marido, a mãe; poderia ouvir uma música alegre e que sempre te deixa feliz quando ouve, e te faz esquecer de tudo; poderia comer chocolate, tomar sorvete, beber à noite com os amigos, se concentrar no trabalho, nos pássaros, nas crianças para distrair e tentar mudar este dia ruim...

Mas, se você está tendo um dia desses, por que não deixar o dia dos outros ruim também?

Comece não desejando “bom dia” a ninguém! Reclame sozinha – mas alto, para que as paredes, janelas e colegas de trabalho escutem. Além de gemer de dor - física ou mental - e utilizar o teclado do computador como instrumento musical, fazendo ecoar pelo ambiente o som doce de seus dedos respondendo um inocente e-mail.

Use a sua cara mais feia, aquela com expressão de dor, misturada com raiva, tristeza e muita, muita autopiedade – até porque é preciso ficar muito claro ao mundo que está tendo um dia ruim.

Espere que ninguém tente te agradar, ou que tente (não sei bem o que é melhor – ou pior). Se alguém tentar te agradar, oferecendo-lhe chocolates, olhares compreensivos e boas piadas para te distrair, esforce-se para não gostar. Rejeite o chocolate, desvie o olhar e controle a risada. Agora, se ninguém tentar te agradar, seu dia ruim se tornará péssimo, pois isso indica que ninguém notou o seu humor, apesar de tê-lo mostrado de todas as maneiras possíveis. Ou então notou, mas não se importa!

Ao almoçar reclame da comida, das pessoas no restaurante, do restaurante e do sol. Sim, o sol. Como o sol ousa aparecer num dia desses? O sol, assim, tão feliz, tão quente, tão amarelo! Não tem nada pior do que um dia quente e amarelo de sol num dia ruim. Bons mesmos são dias de inverno com chuva. Isso sim é cenário para um dia ruim. O cinza, o chão molhado, o frio. Além de reclamar do sol, feche as cortinas e ligue o ar condicionado. Deixe o ambiente bem gelado e escuro. Não se importe se as pessoas ao seu redor querem ou não que o ambiente esteja assim.

Após um longo dia tentando dividir com as pessoas a sua volta um pouco do seu dia ruim, de ter conseguido deixar o clima de seu trabalho pesado, as pessoas distantes, de não ter visto todas as coisas boas que aconteceram ao seu redor... você deve chegar em casa satisfeita e mais leve, afinal de contas, você deixou todo o seu mau humor no ambiente em que estivera o dia todo. Jante, tome um banho relaxante, ouça uma música boa, ou assista TV, ria um pouco e vá dormir.

No dia seguinte, espere que o dia ruim não esteja em seu quarto novamente, que as pessoas do seu convívio tenham entendido que tudo não passou de um dia ruim na sua vida, e que você até é uma boa pessoa, apesar de ter se comportado de tal maneira no dia anterior, se dando o direito de “enfiar goela abaixo” de todos o SEU dia ruim, e então tenha um bom dia...

até que o próximo dia ruim chegue, pois o fato é que alguns dias são ruins, e isso é igual pra todo mundo. 

2 comentários:

  1. Amei! Amei! Amei!
    Tá tudo aí .........

    ResponderExcluir
  2. Como diria o dr, Sheldon Cooper.
    Isso é sarcasmo??
    Muito legal Jú, eu não sabia de seus
    pendores literários

    ResponderExcluir